Fim de ano x Final de ano - qual a forma correta?
Umas das formas é mais adequada que a outra. Neste artigo, vamos mostrar qual é!
Afinal, a forma correta é “fim de ano” ou “final de ano”? Apesar de as duas formas serem consagradas pelo uso, uma delas é mais gramaticalmente adequada. Confira!
Classificação morfológica
Para começar, vamos analisar a classificação morfológica das palavras fim e final. A primeira é um substantivo masculino, que indica a última parte ou o ponto de chegada de algo.
Ex: O juiz apitou para determinar o fim da partida.
Já final é um adjetivo, classe que, em geral, deve acompanhar um substantivo.
Ex: O gol saiu na parte final da partida.
Pedro, gostei de sua argumentação gramatical. Mas, há um detalhe a mais sobre o qual precisamos conversar.
As palavras não possuem uma única classificação rígida, dentre as dez classificações gramaticais. Qualquer palavra, quando precedida de um artigo (ou qualquer outro [in]determinante, pode e deve mudar de função morfológica, ao mudar de sua clasificação gramatical.
Você fala de FIM como substantivo, ok; mas fala de FINAL, apenas como adjetivo. Como seria este classificado? Em frases assim: /O final/ daquela pessoa será triste demais. /Nesse final/ de ano, vou sumir. Respectivamente, FINAL está precedido por um artigo e por um pron. demonstrativo. Portanto, nessas duas frases, ele se apresenta como um substantivo (derivação imprópria). Em seu exemplo, "O juiz apitou /o fim/ da partida.", podemos substituir /o fim/ por /o final/, e tudo continuará às mil maravilhas. Concorda? Agradeço o retorno.